em Wed Designer, Wordpress

Vejo muitas empresas, até mesmo agências especializadas, cometendo erros absurdos em estratégias de conteúdo. Conteúdo sem estratégia é dinheiro desperdiçado!

Estratégias de conteúdo

Vejo muitas empresas implementarem estratégias de conteúdo sem considerarem diversos pontos importante desse processo.

Entenda: Inbound marketing vai muito além de publicar uma série de posts, e-books e vídeos!

Para te ajudar a entender, vou exemplificar usando alguns cenários fictícios:

Renato tem uma empresa de limpeza de sofás e decidiu criar um blog. Em seu blog renato pretende mostrar um pouco do dia-a-dia do seu trabalho, depoimento de clientes, dicas de como conservar sofás, dicas de limpezas caseiras simples, dentre outras coisas. BOM!

-Entretanto, Maria, uma potencial cliente, acessou o blog do Renato e teve uma dúvida, mas como não conhece muito sobre internet, não soube como comentar através da caixa de comentários do WordPress e por fim abandonou o site. RUIM! >>Veja a solução

-Antes de abandonar o site, maria achou a publicação muito interessante e gostaria de compartilhar em seu Facebook, porém ela não encontrou uma caixa de compartilhamento facilitada. RUIM! >>Veja a solução


Renato decide agendar as postagens de seu blog em dias determinados da semana para manter uma periodicidade.BOM!

-Contudo ele precisa compartilhar os posts manualmente no facebook e muitas vezes ele acaba esquecendo.  RUIM! >>Veja a solução

-Quando renato compartilha uma postagem no Facebook não aparece o título, descrição e imagem corretamente. Com isso, muitas vezes ele acaba criando posts sem imagens ou com imagem e o link somente na descrição. RUIM! >>Veja a solução


Renato descobriu que colocando “site:seusite.com.br” na busca do google, aparece como suas páginas são mostradas nos resultados de pesquisa. Quando ele fez isso, viu que as descrições das suas página não são atraentes e em muitos casos nem condiz com a página  RUIM! >>Veja a solução

-Renato notou que muitas pessoas acessam seu site, por muitas vezes voltam, mas pouca gente assina sua newsletter. RUIM! >>Veja a solução


Solução para alguns problemas em estratégias de conteúdo

Facebook Comment

>>Baixar

Em um grande cliente, notei que apesar do grande número de acessos, o blog recebia pouquíssimos comentários. Em primeira análise avaliei que a caixa de comentários padrão do WordPress é pouco atraente e mal localizada.

No primeiro momento implementei comentários através do Disqus. O número de comentários aumentou, mas ainda era muito pouco. Em seguida removi o Disqus e implementei os comentários através do Facebook Comment. A partir de então passamos a receber inúmeros comentários por dia.

Acredito que o número de comentários aumentou com o Facebook Comment por dois motivos: a localização da sua caixa de comentários é bem melhor do que os outros; o visitante já vê a sua foto na caixa de comentários e sabe que não precisa fazer nada, é só escrever e postar.

AddThis

>>Acesar

É indiscutível que hoje as pessoas compartilham menos conteúdos de empresas no Facebook, mas não é por isso que vamos deixar de facilitar a vida de quem quer compartilhar um conteúdo nosso.

O AddThis não é exatamente um Plugin WordPress, ele é uma aplicação que roda em um site externo, que após inserir uma linha de código ao seu site, uma caixa de compartilhamento nas redes sociais, fica fixa na tela para seus visitantes.

Você pode escolher entre diversos formatos de botão de compartilhamentos e selecionar diversas redes sociais. Em sua conta dentro do site do AddThis você poderá acessar relatórios de compartilhamentos dos seus posts.

-NextScripts: Social Networks Auto-Poster

>>Baixar

Este plugin é fantástico! Ele permite que você configure o compartilhamento automático de seus posts nas redes sociais. Além de compartilhar automaticamente, esse plugin permite configurar o formato do compartilhamento, o texto que vai na descrição e até mesmo um tempo relativo de compartilhamento.

E o melhor: Não aparece “Aword more” no final! 😛

-Yoast SEO

>>Baixar

O Yoast SEO já é muito conhecido. Além de facilitar as configurações SEO de suas postagens, ele faz uma avaliação do seu texto e diz o que deve ser melhorado para que seu post tenha mais chances de alcançar uma boa posição no Google. Além disso, ele também permite que você configure o visual do seu post ao ser compartilhado nas redes sociais.

-OneSignal Push Notifications

>>Baixar

Ainda pouco usado, o OneSignal é um plugin de notificações no navegador. Após aceitar receber notificações, seu visitante será notificado sempre que você postar algo em seu blog e configurar para aparecer nas notificações.

Você já passou por alguma dificuldade que não mencionei aqui? Compartilhe sua experiência conosco!

Comentários com Facebook
Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
pingbacks / trackbacks