em Content Marketing, e-Commerce, Marketing

Neste artigo mostraremos se você deve investir na retenção de clientes ou na aquisição de novos clientes, levando em conta os cálculos de sua empresa.

Há quem diga que a retenção de clientes tem sido a melhor estratégia para aumentar os lucros, em contrapartida, alguns reforçam que conquistar novos consumidores garante que sua cartela de clientes esteja sempre ativa.

Neste artigo abordaremos o tema e mostraremos qual a melhor decisão a ser tomada, ou solução a ser adotada com base nos cálculos de sua empresa.

Aquisição de novos clientes

É claro que você deve sempre buscar novos clientes para a sua cartela, mas esse processo é mais caro do que reter os que possui.

Philip Kotler, renomado consultor de marketing norte-americano afirma que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Tendo como base essas informações é necessário definir qual será a estratégia de atuação: investir pesado em marketing para conquistar leads e possíveis clientes ou ações que visem a manutenção do relacionamento com os que já consomem seu produto.

Tendências

Atualmente considera-se que 80% da receita total de qualquer empreendimento se dá por compras recorrentes de clientes fiéis. Um grande exemplo disso é o aumento de serviços de assinatura, seja de consumo de qualquer item, como canais televisivos, livros, maquiagens e até mesmo alimentos.

Quanto vale meu cliente?

Outro dado que pode ajudá-lo a definir qual a melhor estratégia para a sua empresa é verificar quanto vale um novo cliente. Conhecido como Custo de Aquisição de Cliente (CAC), funciona da seguinte forma, você deve somar todos os gastos em marketing e vendas de um determinado período de tempo e dividir pelo número de clientes obtidos neste período.

Dentro das despesas de marketing considere tudo. Produção de conteúdo, design, programador, publicitário, impulsionamento e criação de materiais audiovisuais.

Com este cálculo será possível analisar se vale a pena ou não investir na aquisição de novos clientes ou se deve fidelizar os que já possui para que continuem consumindo.

Qual a importância de reter clientes?

Depois de calcular o valor de cada novo cliente você deve analisar o Life Time Valeu (LTV), ou seja, o valor do tempo em que o cliente permanece com você.

Você precisa ter uma estimativa do tempo médio que um cliente continua comprando em sua empresa e quanto de retorno financeiro ele fornece. É só multiplicar os valores e terá o resultado. É recomendado que o LTV seja pelo menos três vezes maior que o CAC.

Possuindo em mãos os dois valores você conseguirá definir se é melhor investir em campanhas de marketing para a venda de produtos ou um esforço interno com clientes para que adquiram outros itens da empresa.

Retenção de Clientes

O primeiro benefício de manter a retenção de clientes é que os próprios ajudarão a divulgar seu produto. Clientes satisfeitos acabam atuando como vendedores por meio de indicações.

Uma pesquisa realizada pela Bain & Company apontou que um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros de 25% a 95%. E não é só isso, foi verificado ainda que um aumento de 10% na retenção pode promover um crescimento de 30% no valor da empresa.

É importante relevar também, que a possibilidade de converter um cliente fidelizado a consumir um novo produto é de 60% a 70%, enquanto um lead é de 5% a 20% apenas.

Em tempos de crise uma das estratégias mais indicadas é manter a retenção dos clientes, buscando impactos menores para as finanças de seu negócio.

Para manter seus clientes fidelizados é ideal que você conheça o perfil deles e que tenha profissionais capazes de atendê-los e sanar suas principais necessidades. Além disso, peça sempre aos seus clientes feedbacks sobre os serviços e produtos e ofereça benefícios exclusivos por sua fidelidade.

Por fim, não deixe que eles esqueçam quem é você e sua empresa, para que você seja a primeira opção no momento de compra e aquisição de novos serviços e produtos.

Comentários com Facebook
Postagens Recentes