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Comunicação Corporativa: O que é e como modernizar a da sua empresa

Comunicação Corporativa

Nesse Artigo falaremos sobre comunicação corporativa, seus formatos e o quanto ela pode melhorar os resultados da sua empresa.

O que é Comunicação Corporativa?

A comunicação corporativa  é uma ferramenta poderosa e fundamental para uma organização. Trata–se da forma como a empresa se comunica com seus clientes internos e externos, gerenciando atividades e integração para que a marca cresça como um todo, agregando valor e credibilidade a si e a seus produtos ou serviços.

Função da Comunicação Corporativa

A pessoa responsável pela comunicação da sua corporação tem a função de analisar o cenário que a empresa está inserida, objetivando um relacionamento aprofundado com o seu público-alvo.

Esse público pode ser formado por seus atuais clientes, potenciais clientes, funcionários, jornalistas ou digitais influencers.

Durante essa análise são identificadas as suas necessidades e preferências do seu público. A partir desse ponto, realiza-se planejamentos e estratégias para alcançar o objetivo desejado.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

A comunicação corporativa pode ser dividida em diversas formas, mas vou mencionar as duas principais:

Comunicação Externa

A comunicação externa vai apresentar a marca de forma pública, utilizando publicidade e marketing como principais ferramentas para integrar a empresa com a sociedade,  consumidores, fornecedores, investidores, colaboradores, jornalistas e influenciadores.

Na comunicação externa você pode usar meios tradicionais como TV, rádio, jornal, revista, mas também meios mais modernos como:

Comunicação Interna

Da mesma forma que a externa, a comunicação corporativa interna utiliza-se da publicidade de do marketing para levar informação.

Voltada aos colaboradores, essa estratégia tem intuito de mantê-los informados sobre as novidades da empresa, motivar e integrar.

As formas mais comuns de trabalhar a comunicação interna é com revista periódica, jornal interno e TV interna. Mas por que não modernizar esse processo e criar um blog para os funcionários, uma newsletter ou um canal de vídeos?

Pense bem, você costuma ver seus funcionários com uma revista ou um smartphone nas mãos? Tenho certeza que é o smartphone!

Dicas para modernizar a comunicação corporativa da sua empresa

Produção de conteúdo relevante

Após ter reconhecido as necessidades e a melhor forma de alcançar seu público e chegar ao objetivo, você deverá começar a produzir conteúdo.

Nesse processo é muito importante ter em mente que cada tipo de mídia tem exigências de formatos diferentes. Um texto de blog, por exemplo, nunca será igual ao texto de uma revista, que por sua vez será muito diferente do roteiro de um vídeo.

Você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo muito bem definida!

Dependendo do seu expertise, pode ser interessante contratar uma agência de conteúdo, ou até mesmo, simplesmente comprar artigos,

Mantenha uma persona de marca bem definida

Para que todo processo de comunicação seja efetivo, sua marca deve ter uma persona muito bem definida.

A persona nada mais é do que personalidade. Uma empresa/marca deve ter uma personalidade e manter uma mesma identidade independente da mídia que se utilize.

O que você diz a um funcionário nunca deve ser diferente do que diz a um cliente. Claro, há informações sigilosas, mas a inconsistência se tornará um “tiro no pé”.

Simplifique seu trabalho, use automação!

A automação da comunicação utiliza softwares com objetivo de simplificar tarefas repetitivas que exigem um tempo para serem  realizadas, como por exemplo, Envio de e-mails e mensagens.

Existem formas para que esse processo se torne mais seguro, simples e eficaz. Vamos conhecer algumas delas:

ChatBot

O chatbot é um programa com inteligência artificial programado para simular uma conversa humana através de mensagens automatizadas.

Essa ferramenta costuma ser utilizada em tarefas repetitivas e burocráticas, como por exemplo dúvidas frequentes, consulta de pagamento, informações sobre produtos e serviços.

Automação de E-mail

Trata – se do envio de e-mails automáticos através de regras pré-definidas, podendo focar em uma persona ou em várias diferentes.

É possível personalizar esse e-mail, para engajar o futuro cliente de acordo com seu comportamento.

Com a automação do e-mail  é possível identificar quem está pronto para o consumo, através de um recurso integrado, facilitando o trabalho da sua equipe de vendas.

Automação no WhatsApp

Com funções semelhantes ao Chatbot, a automação do WhatsApp consiste na integração do sistema com mais de 90% dos usuários do aplicativo.

Através de um menu interativo, o assistente virtual presta atendimento 24 horas por dia, evitando perda de vendas e obtendo informações de quem o procura para um futuro  contato.

Remarketing

O remarketing é uma ótima maneira de retomar a atenção de um visitante do seu site mesmo que ele não tenha deixado contato.

Essa ferramenta está disponível nas principais plataformas digitais como Google e Facebook. Com ela você pode por exemplo, mostrar novamente um produto que uma pessoa olhou e não comprou, ou até mesmo mostrar um conteúdo complementar de algo que ela leu em seu site.

A Comunicação corporativa só traz benefícios para sua organização. Listamos algumas vantagens de incorporar essas ferramentas em sua empresa.

  • Otimização de tempo;
  • Melhores dados sobre os clientes;
  • Aumento na geração de Leads;
  • Maior retenção de clientes;
  • Agilidade no atendimento  de clientes e fornecedores;
  • Redução de custos;
  • Crescimento da atração de novos clientes;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Aumento na taxa de cliques;
  • O cliente fica automaticamente em seu funil de vendas;
  • Disponibilidade 24 horas por dia;
  • Maior propagação da marca/produto.

Você deseja melhorar a comunicação da sua empresa, mas ainda tem alguma dúvida ou dificuldade? Deixe um comentários e teremos o prazer de te ajudar!

     

 

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