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Guia completo para um auto diagnóstico de presença Online

presença Online

Esse é o guia definitivo para um auto diagnóstico da sua presença online. Saiba exatamente o que fazer para melhorar sua presença digital!

Se você está lendo esse texto, provavelmente você está preocupado com sua presença online e está focado em ter o melhor desempenho possível na internet.

Com certeza você tem o desejo de ser encontrado no Google por seus clientes.

Nesse guia vou explicar passo-a-passo como você pode avaliar a presença online do seu site.

Sempre que possível vou te indicar ferramentas gratuitas, afinal você não trabalha com SEO e não precisa gastar rios de dinheiro com ferramentas caras.

Você tem um bom site?

Antes de falar de qualquer ferramenta, preciso que você tenha em mente que seu site deve ser um ativo, ou seja, ele deve gerar renda.

Um site que funciona somente como cartão de visitas na internet é dinheiro jogado fora. Ele gera zero presença na internet e zero de faturamento.

Importante: se você não tem um site, dificilmente terá uma presença digital adequada.

3 Avaliações simples do seu site

1- Verifique se seu site é compatível com Smartphone

  1. Abra seu site no Google Chrome
  2. Pressione a tecla F12 no seu teclado

Ao fazer isso, você verá a versão mobile do seu site.

Quando você faz isso, o conteúdo do seu site diminui proporcionalmente, ou a posição do seu conteúdo muda se ajustando ao formato da tela?

Se o conteúdo do seu site diminui proporcionalmente, sua presença digital é inexistente para 2019. Só isso já é motivo suficiente para você criar um novo site.

Atualmente 69% dos acessos a internet são via smartphone. Se seu site não tiver uma boa navegação em dispositivos móveis, dificilmente seus clientes se esforçaram para navegar em seu site.

Pesquisas apontam que sites que não são adaptados para smartphone têm alta taxa de rejeição.

2- Seu site têm páginas específicas para cada produto ou serviço?

Poucos são os potenciais clientes que procurarão o nome da sua empresa no Google. Quem procura provavelmente já é seu cliente.

De nada adianta seu site aparecer somente para quem busca o nome da empresa. Um site com uma boa presença online aparece para quem busca seus produtos e serviços.

Ter uma página com a lista de tudo que você oferece não é eficiente para ser achado. Você precisa de uma página para cada solução que oferece!

3- Você gera conteúdo?

Dificilmente, se você não gera conteúdo, terá uma boa presença digital.

O ideal é que você tenha em seu site uma página ou post para cada possível busca de seus clientes. Dificilmente você terá isso somente com seus produtos e serviços.

Outro ponto importante que o Google analisa em seu site é a linkagem interna.

Essa linkagem é quando em uma palavra ou frase do seu texto você coloca um link indicando outro.

Além de enriquecer a leitura de quem acessa seu site, essa linkagem transfere autoridade entre as páginas do seu site e diminui a sua taxa de rejeição, que é quando uma pessoa entra no seu site e sai na mesma página sem acessar nenhuma outra.

Outro benefício de gerar conteúdo e ter um blog empresarial para sua presença online, é a possibilidade de receber links de outros sites.

Chamados de backlinks, esses links de terceiros compõem o principal fator de posicionamento nos resultados de busca.

4- Você trabalha seu SEO on page?

SEO on page são técnicas aplicadas a sua página para melhor a leitura do google. Alguns pontos dessa técnica são?

  • Palavra chave bem definida e ela deve estar:
    • No título do texto;
    • Em subtópicos;
    • No primeiro parágrafo;
    • Espalhada no texto;
    • No texto alternativo da imagem;
    • Na meta description.

É muito comum que, ao desenvolver um site, o webdesigner, considerando que esse é um trabalho do analista de SEO, não configure a meta description do seu site.

Para verificar se seu site tem essa meta configurada, busque no google:

site:seusite.com.br

(busque o endereço do seu site com “site:” no começo.)

Preste atenção nos títulos e descrições que aparecem. Elas são adequadas para você? Têm algum sentido?

Exemplos:
(Clique para ver maior)

Meta description errada

Exemplo de quando tudo está errado. O título não faz sentido e a descrição menos ainda.
Na verdade essa página não deveria estar no Google. Uma dica importante é bloquear algumas páginas internas.

 

meta description errada

Nesse exemplo, por não ter uma meta description definida, o Google pegou parte do primeiro parágrafo.

 

Nesse exemplo tudo está perfeito. O título e a descrição fazem sentido e para finalizar tem uma chamada para ação.

 

Diagnóstico avançado de presença Digital

O Google usa uma série de parâmetros na hora de decidir qual site vai mostrar no resultado de uma pesquisa. Algumas dessas métricas são medidas e mostradas nos sites MOZ  e Ahref. Elas são os principais medidores para alcançar uma boa presença online.

Se você tiver dinheiro disponível, será mais fácil fazer toda análise direto nessas ferramentas. Contudo, se sua verba for limitada, vou indicar diversas ferramentas que no fim ainda te darão um relatório muito satisfatório.

Métricas da presença digital

Para poder medir algo, você precisa entender as unidades de medidas. Para facilitar sua vida aqui estão algumas das principais métricas para medir sua presença na internet.

O que é, e como medir DA e PA?

  • PA – Page Authority: é uma métrica, de 0 a 100, que avalia a autoridade de uma página em relação a todas as outras páginas da internet do Moz.(Moz)
  • DA – Domain Authority: é uma métrica, de 0 a 100, que avalia autoridade de um domínio em relação a todos os outros domínios de toda a internet.(Moz)

Há quem diga que essas métricas não são muito importantes para a presença digital atualmente, mas não vejo muito sentido nessa afirmação uma vez que o Google vê uma grande relevância na autoridade de um site.

O principal fator para aumentar a  autoridade é medida pela quantidade de backlinks recebidos por um site, vindo de sites com boa autoridade.

As Empresas Moz e Ahref têm algoritmos que medem com uma lógica muito semelhante ao Google. Isso cria uma forma objetiva de parametrizar e criar estratégias.

Como já mencionei, no caso da Page Authority é uma média de autoridade recebida por uma página através de backlinks. Já a Domain Authority é a média de todo site.

Em todos esses parâmetros, quanto maior for sua pontuação, melhor para sua presença digital!

Checar PA e DA

O que é e como medir DR e UR?

  • UR – URL Rating: é uma nota, de 0 a 100, que avalia o quanto o domínio tem autoridade em relação a todos os outros domínios de toda a internet.(Ahref)
  • DR – Domain Ratng: é uma nota, de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet do Moz.(Ahref)

UR e DR são muito parecidas com Da e Pa, porém elas são medidas pelo aHrefs.

Checar UR e DR

O que é e como medir  Spam Score?

  • SS – Spam Score: É um indicador de 0 a 17 usado pelo Moz para avaliar a probabilidade de um site estar sendo punido pelo Google.

O Spam Score é recebido quando você recebe backlinks que violam as regras do google. Algumas das principais regras são:

  • Comprar ou vender links;
  • Fazer muitas trocas de links;
  • Criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados;
  • Usar programas ou serviços automatizados para criar links no seu site;
  • Links de baixa qualidade para sites de diretórios ou favoritos
  • Links distribuídos de maneira ampla nos rodapés ou modelos de vários sites

No caso do Spam Score, quanto menor melhor. O ideal é ter zero.

Uma pontuação 1 ainda não é caso de desespero.

Checar SS e DR

O que é e como medir ND e BL?

  • ND: Número de domínios que o ahrefs identificou apontando para o site.
  • BL: Número de backlinks que o ahrefs identificou apontando para o site.

Um mesmo site pode gerar vários backlinks para você, porém, mesmo que sejam muitos links, o domínio é um só. Então ele contabilizará um ponto no seu ND.

Já no caso do Backlink é o número total de vezes que um site aponta para qualquer página do seu.

Sempre o número de backlink será maior que o número de ND,

Além desses parâmetros, existem outras métricas que merecem sua atenção quanto a backlink. São Elas:

  • Do Follow links: São links marcados para o Google seguir. Esses transferem autoridade;
  • No Follow links: São links marcados para não seguir. Esses não transferem autoridade ou transferem uma quantia ínfima;
  • Referring Domains: Número de domínios diferentes que apontam para seu site. Muitos domínios de um mesmo site contam mais negativamente do que positivamente;
  • Referring IP’s: Número de Ips diferentes que apontam para seu site. É importante que os sites que apontam para o seu estejam em servidores diferentes.

Em todos esses parâmetros, quanto maior a pontuação, melhor será sua presença digital.

Checar Backlinks

O que é TF, CF, TR e como medir?

  • CF – Citation Flow: É a métrica que mede a influencia de um site com base na quantidade de sites que apontam para ele.
  • TF – Trust Flow: É a métrica que mede a qualidade dos backlinks recebidos por um site. Quanto mais sites de qualidade apontando para o seu melhor .
  • TR – Trust Rate: É uma média calculando TF : CF. Um bom TR fica a cima de 0,5.

É comum ter CF maior que TF, contudo é importante manter os esforços para equilibrar esses valores.

Sites com TR muito baixo pode receber penalização por Spam.

Por esse motivo é importante evitar criar muitos backlinks em um mesmo site. Pessoalmente nunca passo de 2.

Checar TF e CF

O que é NK e como medir?

  • NK: Número de keywords na top 100 que o ahrefs identificou para o site.

Estou buscando uma ferramenta gratuita que você consiga esse relatório facilmente, mas a princípio não tenho uma para indicar.

Caso você tenha o Google WebMaster configurado em seu site, conseguirá esse relatório tranquilamente.

Uma dica que posso dar é usar o SemRush. Ele permite algumas poucas pesquisas gratuitas por dia e mostra suas 10 principais palavras chave.

Checar Palavras Chave

O que é TO e como medir?

  • TO: Tráfego orgânico mensal com base na keywords estimado pelo ahrefs.

Tráfego nada mais é que o número de pessoas que acessam um site.

Se você tem o Google Analytics, você pode medir seus acessos com muita facilidade, mas caso não tenha acesso, pode usar o site similarweb.

Pode ser que ao pesquisar no similarweb, não apareça nenhuma informação. Isso pode ser por que seu site é muito novo ou não tem quantidade relevante de acessos.

Checar Tráfego

O que fazer com essas informações?

Tendo essas informações e sabendo como elas são medidas, você terá uma panorama pragmático da sua presença online.

Recomendo que faça as mesmas pesquisas com os sites dos seus concorrentes e terá uma boa comparação e panorama do seu mercado.

De todo modo é importante sempre ter em mente que dados sem ação não é nada. Então analise esses dados, faça as correções necessárias em seu site:

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