Como aumentamos em 1130% os acessos do site da TePe Brasil

Fabio Aleixo

Nossa parceria com a TePe começou em abril de 2014, desde lá muitas coisas aconteceram e transformaram a TePe Brasil no nosso case de maior sucesso.

Sobre a TePe

A TePe é uma marca sueca de escovas de dentes de uso específico; seja para implante, aparelho ou após uma cirurgia. A TePe tem a escova ideal para você.

O Desafio

A TePe não vende para o consumidor final, contudo, parte da sua estratégia é usar conteúdo como forma de atrair novos clientes e apresentar a marca.

1° Momento: Google Adwords

Assim que tive acesso ao painel do Google Adwords da TePe notei uma série de problemas que geravam altos gastos e pouca retenção da audiencia.

Problemas

    1. Palavras chave inadequadas a etapa de compra do consumidor.
      Em diversos anúncios haviam palavras chaves direcionadas a buscas de pessoas que com pouca ou nenhuma qualificação para adquirir os produtos da marca.

      Pessoas que buscas coisas como: quanto custa um implante dentário, dentista implante dentário, colocar aparelho ortodôntico ou aparelho ortodôntico gratuito não tem nenhuma intenção para comprar uma escova de dentes para esse uso, contudo, os anúncios era mostrados para elas e quando clicado, o que acontecia com frequência, gerava cobrança.
    2. Palavras Chave Ambíguas
      Além da baixa qualidade da palavra, pense na infinidade de coisas que uma pessoa que busca por implante pode estar procurando: implante capilar, implante hormonal, Implante coclear. As possibilidades são muitas

Solução

De cara reestruturei todas as campanhas e anúncios da conta. Criando anúncios e palavras chaves relevantes e bem relacionados; trabalhei as correspondências de frase e exata a fim de evitar cliques de pessoas sem interesses nos produtos.

Resultados

Com somente 2 meses de trabalho multiplicamos em 4X a quantidade de visitas ao site gastando 50% do orçamento que era gasto antes.

Observe o aumento na taxa de rejeição. Em um site com foco em branding isso não é ruim, na verdade demonstra que os clientes encontraram o que procuravam fácilmente ao invés de navegar pelo site procurando preço para colocar um aparelho ortodôntico, por exemplo.

2° Momento: Criação de conteúdo

Com a criação de novos conteúdos como Posts e e-books, além de reformular e otimizar conteúdos antigos aumentamos em 76,79% as visitas do site.

 

3° Momento: SEO

Após algumas otimizações para melhorar a indexação do site pelo Google quase triplicamos os acessos ao portal da TePe.

Não tudo saiu tão bem quanto esperado. O tempo médio em página caiu muito. 🙁

4° Momento: Novo site

Com a criação de um novo site mais amigável e com mais possibilidades de chamadas e anúncios, aumentamos ainda mais o número de visitas, sendo que aumentamos drasticamente a retenção dos visitantes.

Esse aumento absurdo na taxa de rejeição apareceu devido uma falha na instalação do Código do Analytics. Os números não refletem a realidade.

Cenário Atual

Comparando os últimos 3 meses com os primeiros 3 meses de trabalho com a TePe Brasil, vemos um aumento exponencial dos acessos e retenção da audiência.

Muitos podem dizer que isso é somente métrica de vaidade, mas lembre-se, as estratégias adotadas na TePe são estratégias de branding, ou seja, o objetivo é alcançar um grande número de pessoas várias vezes a fim de fixar a marca na mente da pessoa.

 

Comentários com Facebook
Comments
pingbacks / trackbacks