O que é Domain Rating e como é calculado?

O Domain Rating (DR) é uma das métricas usada para calcular a relevância de um site. Com o DR é possível criar ações e melhorar o posicionamento de um site.

Essa métrica foi criada pelo Ahrefs para demonstrar a quantidade e a qualidade dos backlinks que apontam para um site. O Domain Rating é medido entre 0 e 100, e quanto mais forte forem os backlinks, maior a nota.

Quer saber mais detalhes sobre o Domain Rating e como calcular o do seu site? Então continue lendo este artigo e confira os principais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

Qual a relação entre Domain Rating (DR) e Ahrefs rank (AR)?

O Ahrefs Rank se baseia no Domain Rating como base de cálculo, contudo o AR é mais específico, ou seja, se 4 sites tiverem o mesmo Domain Rating, é o Ahrefs ranking que vai definir a ordem de acordo com a qualidade do backlink.

Como é calculado o Domain Rating (DR)?

Confira a seguir a estratégia utilizada para calcular o Domain Rating:

  1. Ahrefs analisa quantos domínios únicos tem um link dofollow (site confiável facilmente indexado pelos motores de busca) para determinado site;
  2. Então ele analisa o DR de cada um desses domínios;
  3. Analisa a quantidade de domínios únicos que esses domínios linkam para;
  4. Aplicam alguns cálculos matemáticos e colocam o site em uma escala de 1 a 100.

Quais os rankings e quantos domínios linkando para um site são necessários para alcançar cada um?

Apesar de o Domain Rating não ser calculado apenas pela quantidade de links, mas também pela qualidade, você pode utilizar a tabela a seguir como uma média:

  • DR 0–20: 20 domínios apontando para ele
  • DR 20–40: 603 domínios apontando para ele
  • DR 40–60: 4,212 domínios apontando para ele
  • DR 60–80: 25,638 domínios apontando para ele
  • DR 80–100: 335,717 domínios apontando para ele

Os buscadores utilizam algo como o Domain Rating em seu algoritmo?

Tudo indica que o Google analisa individualmente cada página e não o domínio como um todo. Por esse motivo, se você criar uma página sem links internos, levando em consideração apenas o Domain Rating alto, essa página tende a não ranquear tão bem.

O link buiding é muito importante para uma página. Ter links externos apontando para uma determinada página é importante, mas criar uma boa linkagem interna é fundamental, pois o Google também está de olho nesse quesito. Experimente essa estratégia e repare como sua página começará a subir nos resultados de pesquisa.

Um domínio de baixa autoridade pode ranquear melhor que um de alta?

Sim, mas apenas nas seguintes situações:

  • Você criar mais backlinks de qualidade que o site de alto Domain Rating;
  • Você tiver uma linkagem interna melhor;
  • Seu conteúdo for mais relevante para o usuário e responder melhor o que é buscado.

O Domain Rating está relacionado com o tráfego orgânico?

Com certeza! Se você tem um Domain Rating alto, significa que vários sites de autoridade e relevância estão apontando para o seu. Dessa forma, seu site consequentemente ranqueará melhor.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Comentários com Facebook