O que é Guest Post e como isso pode ajudar a alavancar seus resultados

Fabio Aleixo

O Guest Post é uma prática importante para quem utiliza estratégias de marketing de conteúdo, é fundamental para quem deseja tráfego orgânico.

Se você acompanha um blog que é autoridade, provavelmente já viu algum artigo escrito por um convidado. Fazer isso pode trazer uma série de benefícios para o site do seu negócio. Dúvida?

Continue lendo este artigo e saiba tudo o que você precisa sobre Guest Post e seus benefícios.

Confira!

O que é Guest Post?

Guest Post consiste de escrever e publicar um artigo no seu nome, no blog de outra pessoa. Normalmente, outros blogs permitem que você adicione um link do seu próprio blog no conteúdo ou na descrição do autor.

O Google afirma que essa técnica se tornou uma prática comum de spam e que qualquer blog que faça isso com excesso corre o risco de ser considerado spam. Portanto, faça isso da maneira correta e não exagere.

O ideal é publicar apenas em sites com temas relacionados aos que você aborda, pois, a ferramenta de busca pode notar quando você está utilizando a técnica apenas para levar vantagem.

Como fazer Guest Post

A grande dificuldade em fazer guest post é escolher os sites dos quais você quer um link. Definir esses sites exige boas ideias, esforço e um bom uso de ferramentas de Link Building.

O processo para fazer Guest Post é simples. Acompanhe:

  1. Encontre blogs com autoridade;
  2. Consiga os contatos dos proprietários;
  3. Priorize os melhores domínios, de preferência os que tem mais autoridade que você;
  4. Envie um e-mail de abordagem perguntando se o proprietário tem interesse em um Guest Post. Se possível, envie um pitch do conteúdo que pretende escrever;
  5. Caso ele responda com um, escreva o post e envie o conteúdo para o outro blog;
  6. Assim que ele for publicado, compartilhe o guest post nas redes sociais.

Os benefícios de escrever e publicar guest posts

Há inúmeros benefício em praticar essa técnica. Os principais deles são:

Alcançar uma audiência diferente

Conseguir uma audiência e formar uma comunidade fiel com muitas pessoas é um trabalho difícil. Atrair mais pessoas costuma ser um processo lento, que exige paciência.

Enquanto você faz isso, outros blogs fazem a mesma coisa e produzem conteúdo para o mesmo público que você. Ao publicar em um desses blogs, você alcança uma audiência nova, e sua mensagem chega a pessoas que nunca tiveram contato com sua empresa antes.

Se posicionar como autoridade

Sua presença em vários meios de comunicação produzindo conteúdo como especialista sobre um determinado assunto, dá a você e seu negocio o status de autoridade.

Seu nome e o da sua marca ficarão na cabeça do leitor, que lembrará de você sempre que pensar no assunto que foi abordado.

Conseguir bons links

Quando falamos em SEO, receber links de outros sites é um dos principais fatores para ranquear sua página em uma posição melhor nas buscas.

Quanto mais links de sites com autoridade sua empresa receber, maiores as chances de alcançar as primeiras posições do Google nas palavras-chave que são importantes para seu negócio.

Publicar guest posts em blogs relevantes é uma excelente forma de receber alguns desses links.

Vantagens para quem recebe o Guest Post

Até agora elencamos as vantagens para quem publica Guest Post em um blog, mas quais as vantagens para o blog que recebe esse conteúdo?

Conteúdo grátis

Tenha em mente que todo conteúdo de qualidade demanda tempo e dinheiro. Ao aceitar Guest Post de terceiros, você terá novos conteúdos para seu blog sem gastar nada com isso.

Diversidade de conteúdo

Obviamente você não irá aceitar guest post de um concorrente e sim de outros blogs de assuntos de interesse da sua audiencia. Por exemplo se seu blog é sobre empreendedorismo e vende cursos de empreendedorismo, pode aceitar guest post de uma agencia de marketing digital. 😉

Troca de indicações e links

Quem recebe guest post também pode fazer isso a base de troca, dessa forma todos saem ganhando.

Contudo, te aconselho a nunca fazer troca diretas. Por exemplo: Você posta no site do paulinho e o paulinho posta no seu e vocês trocam o link. Ao invés disso, envolva sempre pelo menos 3 sites de forma que nenhum troque entre sí.

Desta forma você evitará ser reconhecido como fraude e penalizado pelo Google.

Conclusão

Como você pode acompanhar, o Guest Post é uma ótima maneira de alavancar seus resultados. Não deixe de colocar essa técnica em prática e melhore seu posicionamento nas páginas de pesquisa.

Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Comentários com Facebook
Comments
pingbacks / trackbacks