Trocar links para melhorar ranking no Google vale a pena?

Fabio Aleixo

Muitos buscam trocar links para melhorar a posição de suas páginas no ranking do Google, mas será que vale a pena? É permitido?

Um dos pontos mais importantes ao planejar uma estratégia de SEO e fazer com que uma página fique bem posicionada no Google é o Link Building.  

Para acelerar o processo e aparecer mais rapidamente nas primeiras posições do Google, muitos profissionais trocam links com diversos sites.

Essa estratégia não é muito bem vista pelo Google, afinal, você está burlando o sistema, mas existe a forma correta de fazer e evitar penalidades .

Para entender melhor o que é trocar links e se isso vale a pena, continue lendo este artigo.

Primeiramente, o que é link building?

O Link Building é uma tática usada para obter links de outros sites.

Este é o trabalho mais difícil em SEO, mas é também o que pode trazer melhores resultados.

Os motores de buscas tratam os links como votos e os usam para medir a relevância de um site na internet.

Quanto maior a relevância, mais interessante seu site será para o usuário, quanto mais interessante para o usuário, mais alta será sua posição no resultado de busca.

E o que significa trocar links?

Os buscadores têm uma série de regras para decidir o que vai aparecer nas primeiras posições de uma busca. Essa ordem é definida por um algoritmo que, entre outros quesitos, considera quantas vezes outros sites “linkam” para o seu site.

Quanto mais links de qualidade apontarem para o seu site melhor será o posicionamento de suas páginas nos resultados da busca.

Para exemplificar, uma troca de links é quando você solicita que outro site coloque um link apontando para o seu próprio site.  Em troca, você coloca um link apontando para o site de quem você solicitou que fizesse o mesmo.

Pode parecer um pouco confuso, mas trata-se, basicamente de uma troca de indicações.

O principal objetivo em trocar links é aumentar quantidade de links apontando para uma página e assim aumentar sua relevância. Isso faz parte das regras do Google sobre esquema de links.

Mas cuidado! O Google costuma punir a troca excessiva de links.

Para verificar quantos links apontam para o seu site neste momento, digite “link:www.meusite.com.br” (troque o meusite.com.br pelo seu domínio) no campo de pesquisa do Google ou do Yahoo.

O site do Yahoo apresenta resultados mais atualizados. O Google, propositalmente, mostra um resultado menor que o real.

Por conta da importância dos links no posicionamento de uma página, cada vez mais pessoas procuram trocar links com outros sites. Assim, seus sites ganham muitos links e aumentam sua importância perante os mecanismos de busca.

Trocar links é saudável para a internet e para os buscadores, pois ajuda a identificar quais sites são autoridade em uma determinada palavra-chave.

Pontos que você deve leve em conta na hora de trocar links

Busque sites do mesmo segmento;

Se você tem um site sobre saúde, não adianta muita coisa receber links de sites de finanças. O Google leva em consideração a relação entre os assuntos dos sites.

Priorize sites com qualidade e relevância

Não adianta de muita coisa você receber diversos links de sites novos, sem histórico ou com métricas ruins. Existem métricas como DA, PA, CF e TF que são usadas para medir a qualidade de um site. parte dessas métricas são transferidas para você quando recebe um link.

É algo parecido com aquele episódio do black mirror onde para subir a nota a personagem central precisava receber avaliação de pessoas com notas maiores.

O que é DA ou Domain Authority?

em português autoridade do domínio, é uma média que leva em consideração a idade do domínio, quantidade de sites de qualidade que apontam para qualquer página do site em questão, tráfego recebido entre outros.

O que é PA ou Page Authority?

em português autoridade de página, é a métrica que mede o tempo de existência da página, tráfego recebido, qualidade do texto e do código, entre outros.

O que é TF ou Trust Flow?

Em português fluxo de confiança, Refere-se a confiabilidade dos links recebidos por um site. Por exemplo: se os sites que apontam para o seu costumam fazer spam de links, com certeza sua TF será baixa e seu trabalho irrelevante.

O que é CF ou Citation Flow?

Em português volume de links, refere-se especificamente a quantidade de links recebidos por um site. Ter uma TF alta com CF baixa é um sinal de tentativa de burlar as regras e consequentemente será penalizado pelo Google.

Afinal, trocar link vale a pena?

Se você fizer da maneira correta, SIM.

Existem algumas maneiras de fazer isso sem se preocupar com possíveis punições. As principais são:

    • Publicar Guest Posts em sites de autoridade;
    • Analisar os Links dos Concorrentes para descobrir oportunidades de links que eles usaram e você não;
    • Ao analisar as menções da sua marca que estão sem Links, solicite ao responsável pela menção que aponte para sua marca;
    • Se você souber outra língua, se ofereça para traduzir o conteúdo de sites estrangeiros de autoridade no seu nicho e ao assinar insira sua url.
    • Dica de ouro: ao trocar links faça triangulação. Ou seja, tenha mais de um site e nunca faça trocas diretas.  

Esperamos ter ajudado!

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Comentários com Facebook